Zeitgeist -Espírito do tempo- O Filme

Zeitgeist -Espírito do tempo- O Filme

“They must find it difficult,
those who have taken authority as the thruth,
rather than thruth as authority”

- Gerald Massey





Zeitgeist (pronucia tsaitgaist) é um documentário estadunidense (2007) sem fins lucrativos produzido por Peter Joseph, publicado apenas na internet ou encomendado em DVD. Não confundir com o filme comercial "American Zeitgeist".

O filme, dividido em três partes, mostra que vivemos num mundo de mentiras e plágios.

Primeira Parte: A maior história já contada
É uma avaliação crítica do cristianismo. O filme opina que Jesus é um híbrido literário e astrológico e que a bíblia se trata de uma miscelânea e plágio de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas.

Segunda Parte: O mundo inteiro é um cenário

Foca-se nos ataques de 11 de setembro de 2001. O filme opina que governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada.

Terceira Parte: Não se preocupe com os homens atrás da cortina

O filme diz que a Reserva Federal dos Estados Unidos da América foi criada para roubar a riqueza dos Estados Unidos. O filme demonstra, como exemplo, o lucro que foi obtido pelos bancos durante a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietname e do Iraque e Afeganistão. Afirma que os banqueiros (e as coorporações) estão trabalhando para criar várias "Áreas de livre comércio" em cada continente com um governo central e, a partir daí, criar um Governo Global, facilitando o controle do mundo e das pessoas.

O filme é uma coleção de imagens históricas impresionantes que lembram o documentário brasileiro "Nós que aqui estamos por vós esperamos". Para aquelas com conhecimetos de Astronomia, a primeira parte não trás tantas novidades, exceto com a minuciosa pesquisa históriográfica. As imagens e efeitos são muito úteis em aulas de história e/ou Astronomia.

A parte que peca no filme é usar uma sutil "repetição" de exemplos para demonstar um fato. Isso aconteçe muito no filme "Quem somos nós?" em que são expostos vários exemplos para justificar algo. Poderia ser mais direto. Já a segunda parte foi mostrada exaustivamente na internet.

Depois dosagens de novidades e pessimismos, o final do filme é bem romântico. Sugere que façamos uma revolução já, mas não diz como. Creio que nas mentes ou marcando sessões públicas.

Na página oficial tem um chamado para uma apresentação global do filme no dia 15 de março de 2008. Basta se cadastrar. Não sei se foi proposital, mas este é também o Dia Mundial Contra o Brutalidade Policial.

Zeitgeist é uma palavra alemã de origem grega que significa o nível de avanço intelectual e cultural do mundo numa época, que pode ser traduzido por Espírito do tempo. O documentário foi lançado na internet em junho de 2007 e em novembro esteve entre os 37 mais assistidos no Google vídeo. Isto é uma marca histórica para internet, considerando que o filme tem 1h58min. de duração.


Link do Filme no Emule

Página Oficial


Trailler